História da educação do surdo
janeiro 14, 2022Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais
Uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social. É a língua oficial da comunidade surda brasileira.
O que é a Língua de Sinais?
Inicialmente, ao buscarmos entender o que é Libras, é necessário antes, esclarecer o que é a língua de sinais.
As línguas de sinais são idiomas visuais baseados nos movimentos das mãos e das expressões faciais e corporais que se desenvolvem dentro de comunidades surdas. Assim, é um tipo de idioma natural, com gramática, fonologia, morfologia, sintaxe e semântica complexas e estruturadas. Portanto, não se pode confundir a língua de sinais como uma mera linguagem ou um conjunto de gestos com as mãos.
É uma língua como qualquer outra – como o português ou o inglês –, mas não são auditivas e não necessitam da expressão vocal.
Libras: uma língua para todos…
Curiosidade!
Cada país possui sua própria língua de sinais, ela não é universal. Aqui no Brasil não é diferente, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem sua origem na Língua de Sinais Francesa, sendo reconhecida como uma língua com estrutura própria por meio da Lei Nº 10.436, de 24 de ABRIL DE 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.
Estima-se que possam existir, atualmente, cerca de 200 línguas de sinais em todo o mundo.
Na tabela abaixo, mostramos aproximadamente quantidade de pessoas com deficiências auditiva por local
Local | Quantidade |
---|---|
Mundo | 1,5 Bilhões |
Brasil | 10,7 Milhões |
Você sabia ?
Hoje está aguardando designação do relator, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2021), que altera o Art. 13 da Constituição Federal para incluir a língua brasileira de sinais como um dos idiomas oficiais Republica Federativa do Brasil.
Mitos e Verdades!
- Ouvir música alta nos fones pode causar surdez.
- Somente pessoas idosas são afetadas pela perda auditiva.
- Uma pessoa surda só pode conversar por meio de línguas de sinais.
- Alguns remédios podem prejudicar a audição.
- Todo surdo sabe ler lábios.
- Um pouco de dificuldade para ouvir é normal.
- Se uma pessoa não escuta sons abaixo de 20-25 decibéis (db), pode ser considerada surda.
- É necessário gritar para falar com surdo.